quinta-feira, 14 de maio de 2009

Morrisey

Ex-vocalista de uma das melhores bandas pop rock da Inglaterra, o Smiths, Morrissey revolucionou a música do país na década de 80, pois nesta época houve um estouro dos grupos pops que não faziam música de qualidade. Iniciou sua carreira profissional nos anos 70 com a banda “Wild Ram”, que teve três nomes no total. Em 1977 juntou-se aos músicos Toby (bateria), Pete Crooks (baixo) e Billy Duffy (guitarra) - que se tornou um integrante do The Cult anos mais tarde - para formar o “The Nosebleeds”, que acabaria no ano seguinte.

Em 1982, Morrissey conheceu o guitarrista John Mahr e juntos escreveram canções (apenas para serem vendidas). O sucesso da parceria levou à formação de uma nova banda, o “The Smiths”. O nome foi escolhido de propósito, já que Smith é o sobrenome mais comum na Inglaterra. A intenção era fazer uma contradição, misturando um nome popular com música de qualidade. Os outros dois integrantes escolhidos foram Mike Joyce na bateria e Andy Rourke no baixo. Os singles lançados começaram a fazer sucesso, entre eles “Hand in Glove” e “This Charming Man”, que levaram a banda a lançar o primeiro disco “The Smiths”, em 1983.

No ano seguinte, os Smiths já eram sucesso em toda a Inglaterra, apesar de Morrissey ter uma postura anti-estrelato e ser contra vídeoclipes. As constantes mudanças na formação da banda levaram ao fim dos “The Smiths” em 1987. A partir daí, Morrissey seguiu carreira solo e, em 1988, lançou o disco “Viva Hate”. As canções dos Smiths com mensagens sociais e ironias, não foram repetidas e o cantor não conseguiu manter o sucesso.

1988 - Viva Hate

1991 - Kill Uncle

1992 - Your Arsenal

2004 - You Are the Quarry

2009 - Years of Refusal

Recomendo esses, que na minha opinião são os melhores da carreira solo. O ultimo cd, de 2009, é a volta por cima desse cantor, melhor album desde 1992, quando lançou "Your Arsenal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário